10 outubro, 2005

Nerinea algarbiensis

Andei a fazer umas pesquisas! A nossa praia da Luz pertence em termos geológicos da sua formação ao período cretácico (tal como o Cajolas havia préviamente referido). A lembrar isso mesmo podemos observar a estratificação rochosa do monte, em particular no lado que dá para a praia (Fig. 1).


Fig. 1


Podemos ver também este registo do passado nos fósseis que podemos encontrar no substrato rochoso do lado direito da praia (para os lados do poção). E meus amigos, esses fósseis não são nada mais nada menos que Nerinea algarbiensis (Fig. 2), ou seja, moluscos gastrópodes que por ali andavam a rastejar à cerca de 140 a 60 milhões de anos (período do cretácico). E como era a Luz nessa altura?: - estava submersa pois o nível do mar era mais elevado, portanto a Luz estava debaixo de água, toda ela até o monte.


Fig. 2

Diversas criaturas marinhas eram então os habitantes da Luz (Fig. 3), dentre os quais a Nerinea uma espécie de caracol, mas também tubarões primitívos, icitosauros e plesiosauros. Ali onde é hoje a barraca do Luís passeavam-se polvos gigantes, baculites e foraminíferos.

Fig. 3


A rocha negra foi uma pequena erupção vulcânica submarina, resultando no afloramento de magma incandescente, formando aquilo que após milhões de anos de erosão se veio a chamar Rocha Negra. É verdade, nesta altura a longitude da Luz era mais ou menos a meio do Atlântico e a latitude perto do equador. A água do mar era bem mais quente...não havia vento...clima tropical... dinossauros aos montes!

6 Comentários:

Blogger Rei do Rock escreveu...

Muitos parabéns pela pesquisa.

HÃ BUDA?! Aposto que não sabias que já te tinhas andado a roçar sobre Nerineas Algarbienses!!!!! ihihihihiihihihih!

16:09  
Anonymous cajolas escreveu...

Á granda Marocas!!!!! Sempre a surpreender. que grande investigação.
Com que então, aquelas coisa brancas em cima das quais eu sentava a "bilha" eram Nerinea algarbiensis, quem diria que eu já me sentei em cima de tal coisa.

E onde jogávamos ás cartas andavam tubarões e mais umas amizades? ainda hoje andam lá os tubarões a querer ganhar umas jolas ao KING.

17:48  
Blogger BudathePest escreveu...

Muito bem Marocas, exelente pesquisa...Mas não parece grande novidade...que havia "moluscos gastrópodes que por ali andavam a rastejar à cerca de 140 a 60 milhões de anos" não parece ter sofrido grandes alterações, ainda por lá andam a rastejar...aliás dois deles comentaram o teu post antes de mim! (e que grandes gastropodes rastejantes estes!!!) "mas também tubarões primitívos, icitosauros e plesiosauros" aí sofreu pequenas alterações, os tubarões já não são tão primitivos, os nomes têm alterado há medida que envelhecem, e a zona já não é tanto a rampa e a barraca do Luis, mas o Privê e o Mirage, quando não têm que ir buscar alimento mais longe devido à escassez como o Amuras, Bon Vivant, ou Grand Café entre outros locais, dependendo de onde está o peixe graúdo...ou por vezes, dependendo da fome, peixe menos apetecivel, mas nada que desanime tais tubarões!!!

19:41  
Blogger BudathePest escreveu...

Sabes, Rei do Rock, a vida é assim...uns dias são Algarbias ou Algarbienses, outros dias são Nerineas Bifienses ou Nerineas Espanholienses...tudo depende dos cardumes que se aproximam da costa...enquanto que há outros que vão para mar alto apanhar Nerineas Polacienses ou Checcienses...é preciso é não ir para mar muito alto, não se vá um dia perder o pé...eheheheheheh

19:50  
Blogger A Barraca do Luis escreveu...

Bem,bem,bem.....parece-me que existe aqui uma luta de IDIOTAS....Isto é , pessoas que tem muitas ideias ....ou será mesmo uma luta de ILUMINADOS, pessoas que gostam muito da LUZ!!!!!
Mas já agora, de tudo o que o MAROCAS refere e que desde já agradeco a sua pesquisa, fiquei com uma excelente informação.....no local da Barraca do Luis em tempos passearam-se grande polvos gigantes.....isso fez-me LUZ ...e penso que ao BUDA tambem fará......ele poderá explicar como sobreviveu ao ataque de um grande POLVO DA AREIA GIGANTE que vai-o do SEIXAL para a LUZ para COMER o nosso amigo BUDA GIMBRAS:....

15:33  
Blogger BudathePest escreveu...

Nem me digas nada!!! e agora anda de barbatanas amarelas!!!É que se calhar já passaram 20 anos desde a primeira aparição...maior só no aquário Vasco da Gama, mas aí era uma lula... Mas é sempre bom sentir-se adorado...seja porque animal fôr...(para quem não encaixou esta...há dois de vocês que...conhecem bem o reino animal...)

15:46  

Enviar um comentário

<< Home